The Duggest One #01 – “The Greatest Wrestlers (50/50)”

Fala, galerinha! Aqui estou eu, Diego Gomes, agora sim voltando totalmente à ativa, com uma coluna de verdade! Quando eu dou as dicas para o próximo lutador do meu ranking, sempre torço para que ninguém acerte, assim fica o suspense para o próximo texto. Pena que não foi dessa vez, quando o FDP do Ricke acertou o 50º melhor lutador de wrestling de todos os tempos (Na verdade, acho que ele deu uma sorte, porque já havíamos tido uma conversa sobre o cara há um tempo atrás). Enfim, justo ou injusto, vocês conferem a primeira TDO da história do WI na continuação…

Ron Simmons, um dos primeiros World Champions negros da história do PW!!!

1 – Análise Das Dicas

Dica Nº 1: Um dos golpes mais tradicionais do “Legend Killer” Randy Orton já lhe concedeu um World Title… – Como o safado do Ricke ressaltou no seu comentário lá no último post, fui bem “espertinho” na hora de bolar essa dica que nada mais é do que uma grande pegadinha! Eu sabia que a maior parte de vocês iria mirar nas finalizações, como o RKO ou o Punt Kick, e acabariam se esquecendo das manobras “Signature”, no caso o Snap Scoop Powerslam, golpe com o qual Simmons conseguiu fazer o “3 Count” em ninguém menos que o Powerhouse Vader

Dica Nº 2: Seu ex-Tag Team Partner levou um Stone Cold Stunner depois de Austin ter se aposentado do wrestling profissional… – Essa tava bem fácil, pessoal! Estou falando de JBL, que junto com Simmons, fez parte da APA, conhecida Tag Team da Attitude Era, e que no ano passado mesmo recebeu um Stunner no capricho de Austin.

2 – Por que está aqui?

Não adianta negar, galera! Todo mundo tem preconceitos! Julgamos livro pela capa sim, vivemos a ser enganados pelas aparências, mas continuamos mesmo assim. É a nossa tendência natural, criar esteriótipos, traçar um padrão para as coisas ao seu redor, generalizar tudo e todos. Não adianta mergulhar na hipocrisia e negar isso: é um fato enraizado dentro de todas as sociedades contemporâneas.

Dentre as várias formas de preconceito, a mais clichê logicamente é o racismo. Hoje em dia fora de moda, apesar de ainda ter muita gente que tenha essa aversão ilógica contra negros, essa estereotipagem da raça negra gerou incontáveis escândalos até o fim do século passado, dentre eles o mais conhecido sendo o Apertheid, que assolou a África do Sul de tal forma que havia lugares no país cuja visitação era proibida aos negros. Absurdo, né? Na época, para muitos era perfeitamente cabível…

Era mais que óbvio que toda essa fobia aos afrodescendentes iria se estender para o PW, e foi exatamente isso que ocorreu. Entre a população negra e as grandes promoções de wrestling pelo mundo havia uma imensa “cortina de ferro”, sem articulação entre os dois lados. A cortina começa a se dissipar com Bobo Brazil, sobre o qual falaremos mais adiante, mas ainda precisava de algo a mais. Algo que realmente mostrasse que não havia diferença entre negros e brancos, que eram todos filhos de Deus, como diriam os laicos, ou então todos vindos dos macacos, segundo os ateus. Sim, meus amigos, falo de um World Title. E Ron Simmons conseguiu um…

Reconhecido por muitos como o primeiro campeão mundial negro de todos os tempos, título esse conquistado na luta cujo vídeo você confere logo abaixo, Simmons teve sua carreira elevada ao estrelato após esse título, e finalmente conseguiu quebrar o Muro de Berlin que separava a população negra desse esporte tão querido que é o Pro Wrestling. Confiram o vídeo:

 Dá para ver que Simmons não era nenhuma proeza no ringue, mesmo assim sua importância para o Pro-Wrestling é absolutamente inegável. Campeão com 34 anos de idade. ainda teria para frente, se tivesse sorte, mais uns 10 anos de carreira gloriosa. Mas teve azar: foi para a WWE!

3 – Por Que Não Está Em Posição Melhor?

Por muito tempo achei que era o único blogueiro, pelo menos aqui do Brasil, que achou a presença de Simmons na WWE deveras insignificante! Todavia, quando vi este post aqui no WI, me flagrei equivocado. Ao ler o Lucas Godoi comentando que Simmons era muito mais que o cara que só falava “Damn”, vi que não estava louco, e que tinha gente pensando da mesma forma que eu: Ron não rendeu nem um quinto do que rendia na WCW na WWE.

Mas é impressionante que todo mundo venera ele porque ele fala “merda” em todo segmento, pessoal fica falando que retrata todo o espírito de atitude da época. Na verdade, era um bordão banal e apelativo, mas só porque era um palavrão o pessoal gostava. Mas agora, se o Santino Marella chegasse e começasse a falar “repolho”  em todo segmento, iam falar que era algo ridículo, típico da PG Era, que a WWE estava afundando em um mar de lama.

É esse fascínio pela Attitude Era que me irrita bastante. A Attitude Era foi, assim como a PG Era está sendo, apenas uma estratégia de marketing da WWE. A diferença é que, a primeira, por se dirigir ao público mais adulto, nos atrai mais. Se você for ver, a WWE viveu em 2011 um ano maravilhoso, cujas bookagens não deixaram nada a desejar às dos anos dourados da Attitude Era. O que realmente faz a diferença, no meu ver, é o carisma e a qualidade dos lutadores envolvidos, e isso não é problema da WWE, mas sim dos lutadores. Toda a atitude que caracterizava esse período de 98 a 2002 não era da empresa de Stamford, mas sim dos profissionais que nela trabalhavam. Tudo que a companhia fez foi dar o empurrão a esses lutadores, tendo em vista todo seu pontecial.

Mas claro, essas são impressões de quem não chegou a vivenciar esse período, assim como muitos que chegam idolatrando a Attitude e xingando a PG. Galera, se não conhece, não fala!

Mas enfim, acabei me desviando muito do assunto, que era porque o Ron Simmons não está em posição melhor. Bem, além dessa personagem de merda (Damn! se encaixa perfeitamente ao descrevê-la), antes de recebê-la Simmons fez parte de uma Tag Team com Bradshaw, que mais tarde usaria o ring-name JBL. Os lutadores eram bons, tinham química, envolveram-se em boas storylines até, mas diante do potencial incomparável da “Santíssima Trindade” das tags da WWE, formada pelos Dudley Boyz, Edge & Christian, e os Hardyz, qualquer outro time ficava em segundo plano. Triste, para um lutador que na WCW havia mostrando um tremendo potencial.

4 – Dicas para o próximo colocado

  1. A primeira vítima de sua finalização mais famosa foi Rikishi
  2. Já teve um retorno-surpresa em uma “Royal Rumble Match”

Bem, peguei leve nas dicas, até porque não estou muito animado para escrever sobre esse cara, já que sei que vai gerar polêmica. Mas enfim, espero que tenham gostado da coluna, e até a próxima!

Fui!

Publicado em 23/06/2012, em Textos, The Duggest One. Adicione o link aos favoritos. 30 Comentários.

  1. DANM!

    Gostei!

    #49 eu chuto John Cena

  2. Feh "Best in the World"!

    Kevin Nash

  3. Eu acho que é o Brock Lesnar…

  4. Só sei q top 1 é o Taker… falem oq quiser de quem for quanto a ring skill e a porra toda, porem quando se fala em Wrestling a primeira pessoa q vem em mente é ele… (sim, ele esta acima de Hogan, Flair e HBK)

    • André Gomes

      Não acho que ele está acima do HBK, mas é muito difícil dizer que este foi melhor que aquele. Ambos foram ótimos, apesar de se tratando de ring e mic-skills o Michaels ser melhor, o Taker tem a melhor gimmick de todos os tempos na minha opinião e algo que está marcado pra sempre na história do PW que é a sua streak na Mania, obviamente!

      Então não dá para criticar negativamente sua opinião.

      • Meu top 5:
        1. Flair
        2. HBK
        3. Taker
        4. Mutoh
        5. Eddie

      • Lucas, respeito sua opinião mas… serio isso? Flair em frente a Taker e HBK?Serio mesmo? HBK e Taker foram os melhores wrestlers que já existiram não necessariamente in ring e em mic skill e sim na gimmick, eles eram, os que melhor atuavam, entravam na gimmick, quando você via o cara vindo, parecia que aquilo tudo era natural para ele e que ele era assim a todo momento, e não que era um personagem, por isto chuto que o top 1 é Taker ou HBK, e o Top 2 tb é taker ou Hbk.

      • Depende de que sentido foi feito este Ranking do Lutkus…..

      • Acho flair melhor tanto em ring skill quanto mic skill do que os dois e, por mais que o gimmick do Taker e do HBK sejam perfeitos, o Flair interpretando é que nem o Charlie Sheen em Two And a Half Men, ele não precisava fazer ser natural, ele era natural, ele era daquele jeito. Flair na minha opinião é o maior pro wrestler de todos os tempos.

        Eu fiz no sentido de conjunto mesmo…

        A in-ring skill do Flair é do nível da do HBK, mas sua mic-skill o faz melhor, seu gimmick é ser ele, mais ou menos como era o do Chris Benoit, que também se auto-interpretava. HBK lutou em alto nível por 20 anos, Taker lutou em alto nível por 25 anos, Flair lutou em alto nível 35 anos.

        4 Horsemen, The Evolution, ser induzido no HOF 2 vezes, ser o primeiro WCW World Heavyweight Champion, ser a cara da NWA em seu auge, ser WCW Champion por 7 vezes, o 1º WCW Triple Crown, 2 vezes WWF Champion, ser o maior World Champion da história, 9 matches of the year por PWI e Wrestling Observer.

        Ser um dos únicos wrestlers a ter o mesmo finisher por toda uma carreira sendo ele uma submission.

        Em duas cidades nos EUA, existe um feriado chamado ‘Ric Flair Day’, em 2002, foi eleito o maior de todos os tempos pelo livro ‘The 100 greatest of all time’, fazer parte de 2 das maiores stables da história.

        Flair é uma lenda-viva, muito maior do que Shawn Michaels e Undertaker que também são, mas incomparáveis à lenda de Ric Flair.

        Ric Flair é incomparável, é Hulk Hogan com ring-skills, Bruno Sammartino com mic-skills, Lou Thesz com gimmick, é um cara que do seu início até seu fim continuou em seu auge. Flair é indescritível, é a maior lenda da história do esporte.

      • Revolutionary Kaiser

        Lucas vc esqueceu! Existe alguém melhor que Flair, HBK e Taker juntos e esse alguém é ‘BEST IN THE WORLD HEATH SLATER’ esse sim é o melhor dos melhores 😀

        Como vc pode esquecer ele? -.-

      • de fato flair n era dos piores…

  5. Ireymysterio

    Muito boa a coluna!

    Chuto Booker T pra próxima!

  6. Coluna fera !
    Chuto John Cena

  7. "The Viper" Randy Orton

    Também chuto Booker T,foi o nome que me veio a mente com as dicas.

  8. Gυilнєямє4Real

    Muito bom, parebéns!
    E não faço idéia de quem é o proximo colocado O.O

  9. Ricke_SCSA

    É, eu sabia que conseguiria mudar a sua opinião pelo menos quanto à ele. Nunca que o Khali ou o Del Rio estariam à frente! xD’

    Mas é isso. Ron Simmons foi o cara a abrir as portas para os negros no Wrestling. Foi ele o dono da “revolução” de negros no Wrestling e por causa dele o esporte é diferente. Se tivessem 5 ou 6 negros em sua época (E que tivessem um destaque apenas), era muito.

    Concordo em ter o cara como 50. Por mais que tenha sido o primeiro negro a ganhar um World Title, infelizmente não fez, ou melhor, não teve oportunidade de se mostrar o cara pra fazer dinheiro. Na WWE o cara nunca era o principal, tanto na Nation of Domination que só era mais um, tanto na APA que o JBL conseguia ter um destaque maior. Além disso só aparece na WWE pra um simples “Damn”, e sempre em Segmentos horríveis (E imagina se isso servisse como verdade, a WWE saberia que é uma merda mesmo).

    Mas é isso. Uma boa posição pra ele, e espero que as próximas estejam certas assim como essa!

    Ótima coluna, Diego!

    E tô tentando lembrar essa dica! :S

  10. Pepe Cortes

    Chuto Cena

  11. "The Celtic Warrior" Brunotaker

    Boa, Diego!

    Com certeza o Ron foi importantíssimo para a guerra contra o preconceito naquela época.
    Não tenho ideia de quem seja o próximo!

  12. BrunoCesar

    Legal,gostei,sempre digo isso,as pessoas tem mania de venerar o passado mas o presente anda muito bem,apesar de n ter sangue,hemorragia,visitas ao SUS e etc,etc,etc,ha lutas muito tecnicas e muito emocionantes sem precisar de sangue como Christian v Del Rio,Punk v Cena e varias outras.

    Sobre o Ron,eh um grande nome,mas tem varios outros que merecem posicoes melhores,alguns ateh na atualidade,eu diria que se for contando a importancia para o wrestling e n soh as ring skills,eu colocaria o Edge,o Cena e o Punk que estao na ativa na WWE e o AJ Styles,Daniels e Angle na TNA,mas eh isso,boa coluna.

    Desculpa a falta de acentos,meu PC ta em english

  13. wwedinasty

    Edge ou Cena

  14. Ótimo texto Diogo como sempre, e pra #49 eu chuto Jooooohn Ceeeena.

Comente este post ou o Godoi te pegará a noite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: